15 de março de 2025
Para o ex-secretário, é preciso que haja um posicionamento em defesa do regime democrático - (crédito: Foto: Iago Mac Cord/CB.DA.Press) |
Democracia 40 anos: evento debate conquistas, dívidas e desafios do regime no Brasil

Democracia 40 anos: evento debate conquistas, dívidas e desafios do regime no Brasil

Planejado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), pelo partido Cidadania, e com o apoio do Correio, o evento 'Democracia 40 anos: conquistas, dívidas e desafios' celebrará os 40 anos do regime no país


Iago Mac Cord*

Neste sábado (15/3), no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves Brasília - na Praça dos Três Poderes - sediará o evento Democracia 40 anos: conquistas, dívidas e desafios, planejado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e pelo partido Cidadania, e que contará com apoio do Correio. Para Marcelo Aguiar, presidente da Fundação e ex-secretário de Educação do Distrito Federal, celebrar a data é essencial, porque este é o período mais longo de democracia já vivido no Brasil, mesmo em meio à ameaças. (Veja a programação do evento ao final da matéria).

Para o ex-secretário, é preciso que haja um posicionamento em defesa do regime democrático (crédito: Foto: Iago Mac Cord/CB.DA.Press)

"Esse é um momento muito especial, porque é o período mais longo de democracia que o Brasil já viveu. São 40 anos sem nenhuma interrupção. Então, eu acho que já é motivo de celebração. E segundo, também, pelo momento que estamos passando, de contestação da democracia, de tentativa de rompimento do pacto democrático", afirmou Aguiar, em entrevista ao Podcast do Correio.

Evento 'Democracia 40 anos conquistas, dívidas e desafios'
(foto: Divulgação - 'Democracia 40 anos conquistas, dívidas e desafios')

Para o ex-secretário, é preciso que haja um posicionamento em defesa do regime democrático, que "pode não ser o mais perfeito, mas é o melhor que temos até hoje". Por isso, o evento, segundo ele, foi marcado para o dia 15 de março, quando serão completados 40 anos da posse do ex-presidente José Sarney (empossado em 1985), marcando o momento da redemocratização do país, após 20 anos de ditadura militar.

Sarney, inclusive, participará da primeira mesa, a das conquistas democráticas, onde ele será o personagem principal. O evento contará também com outras duas mesas que debaterão as dúvidas e dívidas da democracia brasileira e o futuro da democracia. Os debates terão falas de representantes das comunidades negra, das mulheres, dos indígenas, entre outros.

"Nós tivemos a preocupação de ter presentes como debatedores pessoas representativas dos mais diversos segmentos", ressaltou Aguiar.

Veja a programação do evento:


9h - Abertura

 Com as boas-vindas do Diretor-Geral da Fundação Astrojildo Pereira, Marcelo Aguiar, do Presidente Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, da deputada federal Anny Ortiz (Cidadania-RS) e o presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado.

 Exibição do Filme - 'Os 40 anos da redemocratização brasileira pelas lentes do mestre Orlando Brito'

 Homenagem ao presidente José Sarney, sob cuja orientação o país encerrou o regime autoritário e abraçou a democracia, a a constituintes que ajudaram a escrever essa página gloriosa da história brasileira: Aécio Neves, Augusto Carvalho, Heráclito Fortes, Maria de Lourdes Abadia, Miro Teixeira, Moema Santiago, Nelson Jobim, Roberto Freire e Valmir Campelo.

9h30 - Mesa I Democracia 40 anos: As conquistas consolidadas

Moderador: Milton Seligman

Palestrantes:

  • José Sarney: O condutor da reconciliação do Brasil com a democracia
  • Julio María Sanguinetti: As vicissitudes da democracia na América do Sul
  • Vídeo/ Michelle Bachelet
  • Cármen Lúcia: O lugar da mulher na democracia brasileira
  • Nelson Jobim: A nova Constituição e os avanços da democracia
  • Rubens Ricupero: A derrota da hiperinflação
  • Júlio César Gomes dos Santos: A morte de Tancredo Neves

14h - Mesa II - Democracia 40 anos: Dúvidas e dívidas do presente

Moderadora: Elza Correia

Palestrantes:

  • Cristovam Buarque: Os deserdados da democracia
  • Vera Lúcia Santana Araújo: Os caminhos da igualdade de gênero e racial
  • Marco Marrafon: Novos totalitarismos na era digital e os desafios na defesa das liberdades e da democracia
  • Mark Lilla/Vídeoconferência: Os dilemas da democracia contemporânea

15h30 - Mesa III - Democracia 40 anos: Os desafios do futuro

Moderadora: Basília Rodrigues

Palestrantes:

  • Raul Jungman: O papel das Forças Armadas na manutenção da democracia
  • Joênia Wapichana: A conta da crise climática
  • Alberto Aggio: A centralidade da democracia

17h - Encerramento

Diretor-Geral da Fundação Astrojildo Pereira, Marcelo Aguiar, do Presidente Nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, encerram o evento.

** Exposição: A festa da Constituinte - Com fotos selecionadas e disponibilizadas pelo jornal Correio Braziliense, que ficarão expostas no saguão de entrada do Panteão da Pátria e Liberdade Tancredo Neves.

*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes

Correio Braziliense
https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2025/03/7081698-democracia-40-anos-evento-debate-conquistas-dividas-e-desafios-do-regime-no-brasil.html