20 de março de 2025
A primeira-dama Janja posa para foto com a bandeira do Brasil em frente à Torre Eiffel, em Paris - @janjalula no Instagram |
TCU arquiva pedido de Gustavo Gayer para investigar viagens de Janja

TCU arquiva pedido de Gustavo Gayer para investigar viagens de Janja

Gastos da primeira-dama viraram alvo da oposição

Mônica Bergamo

O Tribunal de Contas da União (TCU) arquivou, por unanimidade, um pedido de investigação contra a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, por gastos em viagens internacionais.

A representação foi apresentada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que solicitou ao TCU a realização de uma auditoria acerca dos custos relacionados às viagens da primeira-dama.

Ele alegava que, entre 2023 e 2024, Janja ficou 103 dias fora do Brasil - dezesseis a mais do que o próprio presidente Lula.

Além de acompanhar o marido na maioria das viagens ao exterior, ela também representou o país em compromissos oficiais como a cerimônia de abertura da Olimpíadas de Paris, um evento sobre educação no Catar.

Gayer afirmou que "os elevados custos das viagens internacionais da pirmeira-dama, que não ocupa cargo público", justificariam as realização da auditoria "para avaliar a legitimidade e a confirmidade desses gastos".

O relator do processo no TCU foi o ministro Bruno Dantas, que considerou que a legalidade das viagens já tinha sido avaliada em outras oportunidades, como por exemplo quando Janja foi para Paris.

Na decisão, os ministros disseram também que Gayer não "possui legitimidade para requerer a realização de fiscalizações pelo TCU", prerrogativa apenas dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e das comissões técnicas ou de inquérito do parlamento.

As viagens de Janja entraram na mira da oposição.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, arquivou todos os pedidos de investigação contra gastos da primeira-dama feitos por parlamentares da oposição.

Gonet afirmou em sua decisão que os relatos feitos nos pedidos "não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito cível ou penal, justificadora da atuação investigativa do Ministério Público".

O governo federal gastou ao menos R$ 260 mil para bancar a ida da primeira-dama, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e de um grupo de assessores para Roma no início de fevereiro.Janja foi designada pelo presidente Lula para representar o Brasil em uma reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

No ano passado, a viagem da primeira-dama às Olimpíadas de Paris custou pelo menos R$ 83,6 mil. A coluna mostrou que ela viajou em avião de carreira para a França e, ao chegar lá, recebeu tratamento de chefe de Estado. Ela pôde, por exemplo, desembarcar antes dos demais passageiros, e deixou o aeroporto por uma saída reservada a autoridades.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH

Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/03/tcu-arquiva-pedido-de-gustavo-gayer-para-investigar-viagens-de-janja.shtml