Após 38 dias internado, o Papa Francisco, de 88 anos, recebeu alta neste domingo, dia 23, em Roma . Antes, o pontífice apareceu na sacada do hospital e acenou para os fiéis.
"Obrigado a todos!"
Essas foram as palavras do Papa ao saudar os fiéis e turistas que foram ao Hospital Gemelli, onde ele estava internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia.
Logo em seguida, o Papa deixou o hospital rumo ao Vaticano. Durante o trajeto, fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Salus Popoli Romani e agradecer por sua recuperação.
Ontem, a equipe médica que acompanha o papa informou que ele teria alta neste domingo, criando uma grande e positiva expectativa nos católicos de todo o mundo. Mas os médicos ressaltaram que o Santo Padre deverá continuar a recuperação com fisioterapia e acompanhamento médico.
"Segundo a equipe médica, trata-se de uma 'alta protegida', o que significa que a recuperação exigirá fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico. A voz do Pontífice deverá retornar gradualmente, conforme é esperado nesses casos", disse o Vaticano.
A aparição de Francisco aconteceu após a divulgação do Angelus, uma oração dominical tradicional da igreja. Geralmente, o Papa é o responsável por ler a oração, mas, desde a internação dele, a oração tem sido divulgada e compartilhada por texto.
Os fiéis se concentraram na frente da porta do hospital desde as primeiras horas da manhã deste domingo. Imagens divulgadas por agências de notícias mostram que a movimentação era intensa ao redor da estátua do Papa João Paulo II, onde, por semanas, pessoas deixaram flores, terços e acenderam velas.
(com informações da Agência Brasil e Da Redação)