No Brasil, WEG e Fueltech também desenvolveram um projeto inovador que adaptou um Volks com excelentes resultados, mas preços de conversão ainda altos
A Volkswagen não tem planos, ao menos imediatos, de fabricar o maior sucesso de sua história, o popular Volks, em versão elétrica. Mas nem por isso o velho e consagrado Fusca não terá a primazia de contar com um motor elétrico em seu capô traseiro.
Quem ainda possuir um modelo dos anos de 1965 a 1976, em média, parados na garagem ou rodando a gasolina, terá agora a chance de transformar o clássico besouro em um carro elétrico sem grandes dificuldades, graças a um kit chinês de conversão. É o que oferece e promete o site Alibaba: um motor elétrico desenvolvido especialmente para esses modelos, que são refrigerados a ar e facilmente adaptáveis ao processo de conversão em carro elétrico, segundo informações da gigante de comércio eletrônico.
O espaço generoso no compartilhamento do motor também é uma ótima pedida para instalar os componentes personalizados no Fusca. O equipamento custa US$ 2 mil, o equivalente a R$ 9.500 em conversão direta para o Real (o link traz uma janela para o interessado esclarecer as dúvidas). Mas é preciso prestar atenção ao valor do imposto, que pode chegar a 60%, e frete, devido ao peso da geringonça.
O kit chinês inclui um motor elétrico de 15 kW que gera cerca de 20 cavalos de potência. Parece pouco, mas se comparado aos motores originais o torque é muito maior, entregando mais desempenho bruto no fim da linha. O motor pesa cerca de 48 quilos e fica instalado direto na transmissão do carro.
Além disso, o kit chinês também traz controlador eletrônico de velocidade e um painel digital com novos indicadores. O que falta é apenas a bateria de lítio. Quem optar por fazer a transformação com o kit chinês terá que comprar a bateria de 96V com outros revendedores, com valor por hora bem salgado e bem acima do próprio motor: a partir de US$ 5.000, ou cerca de R$ 24 mil.
Um projeto nacional, desenvolvido pela Fueltech com a WEG, fabricante do motor elétrico, conseguiu ser tão rápido quanto o avanço tecnológico chinês ao transformar um fusca com ótimo resultado. No teste (veja o vídeo), fica-se sabendo que o modelo pode atingir até 140 quilômetros por hora, mais do que os atuais carros elétricos que saem das montadoras.
Só que na hora dos valores estimados da transformação, vê-se o quão distante ainda está a nova tecnologia da grande maioria dos donos de fusca. Segundo a reportagem da Quatro Rodas, o motor sai por R$ 22 mil, a bateria mais R$ 45 mil, com um custo total de cerca de R$ 100 mil com todo o trabalho de modificação do carro.
Consulte abaixo o link do Alibaba:
https://m.alibaba.com/product/1600492506469/Conversion-kit-for-VW-Beetle-1965.html?spm=a2700.pccps_detail.0.0.3dd113a0ImZnyH&redirect=1
Veja o vídeo da revista Quatro Rodas com o projeto nacional resultado da parceria Fueltech/WEG: