16 de dezembro de 2025
Aneel inicia processo para romper contrato da Enel em São Paulo

Aneel inicia processo para romper contrato da Enel em São Paulo

Decisão foi anunciada em coletiva de Ricardo Nunes, Tarcísio de Freitas e Alexandre Silveira após falhas da empresa no fornecimento de energia


Poliana Santos, da CNN Brasil, São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram nesta terça-feira (16) que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai iniciar o processo de caducidade do contrato da Enel em São Paulo.

Segundo as autoridades, a abertura do processo é o primeiro passo formal para o rompimento da concessão da distribuidora de energia no estado, após reiterados problemas na prestação do serviço e falhas no atendimento à população.

"A conclusão, de comum acordo, é que a agência dará início ao processo de caducidade, que é o procedimento que inicia o rompimento do contrato. Ficar sem energia elétrica é gravíssimo", afirmou o prefeito durante coletiva de imprensa após a reunião.

O ministro Alexandre Silveira disse que a Enel perdeu credibilidade e não reúne mais condições para permanecer à frente da concessão no estado. "Esperamos que a Aneel possa dar a resposta mais rápida possível para a população de São Paulo, com um processo de caducidade que resulte na melhoria da qualidade do serviço", afirmou.

A medida ocorre em meio à pressão do governo estadual e da Prefeitura de São Paulo, intensificada após apagões recentes provocados por fortes ventos. Na quarta-feira passada (10), rajadas acima de 90 km/h deixaram cerca de 2,2 milhões de pessoas sem energia em todo o estado.

De acordo com Nunes, ainda na noite de segunda-feira (15) havia "quase 50 mil domicílios sem energia". "A população não aguenta mais e está sofrendo", disse.

"Agora é que a Aneel possa, com celeridade, cumprir sua função de declarar a caducidade. A partir daí, entra o processo de substituição por uma empresa que tenha condições de atender São Paulo", concluiu o prefeito.

A CNN Brasil tenta contato com a Enel.

CNN Brasil
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/aneel-inicia-processo-para-romper-contrato-da-enel-em-sao-paulo/