Ele abrirá sessão com fala sobre atentando contra STF
Mônica Bergamo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes fará um pronunciamento nesta quinta (14|) sobre as explosões na Praça dos Três Poderes, em que um homem jogou artefatos em direção à Corte, colocou explosivos em sua própria cabeça e se suicidou.
O caso está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) como ato terrorista.
O magistrado deve falar na abertura da sessão do STF, que está mantida, e conectar os fatos ao 8 de janeiro, em que golpistas invadiram e depredaram o STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
Há uma análise entre integrantes do STF, e também entre parlamentares bolsonaristas, de que as explosões fortalecem o ministro ao darem consistência ao discurso de que a democracia esteve, sim, ameaçada por uma tentativa de golpe que teria o ex-presidente entre seus protagonistas. E o de que ela ainda segue sob ameaça, como provariam as explosões de quarta (13).
Os bolsonaristas tentam isolar o fato afirmando que se trata de um louco suicida.
Em mensagem, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, afirma que "o ato isolado de um desequilibrado é o que é: um absurdo. Mas daí a extrapolar uma atitude mentecapta de um indivíduo para dar contornos institucionais a esse incidente abominável é dizer que nossa democracia não é sólida e resiliente como ela é".
Afirma ainda que "isso [atentado] tem de ser tratado como o que foi: um ato de loucura, de uma pessoa, um ato inadmissível. Agora, o importante é que tudo seja elucidado por investigações absolutamente inquestionáveis e, além de lamentar o episódio, exaltar que não houve nenhuma vítima da explosão além do próprio autor, graças a Deus".
Folha de S.Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/11/alexandre-de-moraes-fara-pronunciamento-sobre-atentado-ao-stf.shtml