O candidato da Frente Ampla, Yamandú Ramón Antonio Orsi Martínez, foi eleito neste domingo, dia 24, novo presidente do Uruguai. Ele derrotou por 49,84% a 45,87% dos votos o candidato do governo e do Partido Nacional, Álvaro Delgado. Orsi sucederá o atual presidente, Luis Lacalle Pou, para o período de 2025-2030.
Lacalle Pou e Álvaro Delgado parabenizaram Orsi na mesma noite de domingo, sendo que o presidente já convidou o vencedor para iniciar a transição do poder no país. Também enviaram mensagens o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente da Colômbia, Gustavo Petro; e a ex-presidente argentina Cristina Kirchner.
Yamandu Orsi, um professor de história de 57 anos que exerceu a prefeitura do departamento de Canelones até se desvincular para disputar a presidência, confirmou o favoritismo do primeiro turno. A vitória dele também sacramentou a tendência das últimas pesquisas eleitorais, que mostravam uma vantagem de 2% até 5% nas intenções de voto.
O apoio do ex-presidente José Pepe Mujica foi fundamental na campanha do presidente eleito. Com saúde debilitada e tratando um câncer, o ex-presidente de 89 anos participou da campanha de Orsi de forma presencial sempre que suas condições físicas lhe permitiram.
A companheira de chapa de Orsi é a engenheira elétrica Carolina Cosse, a ativa ex-prefeita de Montevidéu que competiu contra ele nas disputas internas da Frente Ampla, perdeu e tornou-se a candidata à vice. O movimento mostrou o fortalecimento da Frente Ampla, surgida nos anos de 1970 e que elegeu Pepe Mujica por uma gestão e Tabaré Vázquez por duas vezes.