6 de outubro de 2025
Presidente Lula no Palácio do Planalto - Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo |
Do flop ao viral: como o governo Lula se reinventou para ganhar popularidade nas redes

Do flop ao viral: como o governo Lula se reinventou para ganhar popularidade nas redes

Por Pâmela Dias


Depois de um longo período de maré baixa, a comunicação do governo Lula se reinventou nos últimos meses, após a chegada de Sidônio Palmeira e sua equipe ao Planalto. A Secom resolveu apostar na seguinte fórmula para ganhar popularidade nas redes sociais: misturar memes, pets fofinhos e pautas populares.

O resultado: apenas no Instagram, 135 milhões de brasileiros foram "impactados" pelas publicações do perfil oficial da Presidência da República nos últimos seis meses.

De quebra, a página ganhou 1,2 milhão de seguidores, com um salto de 3.000% nas interações e 2.300% nas visualizações, segundo dados do próprio governo.

A principal tática tem sido martelar as pautas sociais. Só em setembro, foram 29 posts sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil - praticamente um por dia.

O Globo
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/10/do-flop-ao-viral-como-o-governo-lula-se-reinventou-para-ganhar-popularidade-nas-redes.ghtml