O publicitário Sérgio Amado, 77, morreu hoje em São Paulo. A causa da morte não foi informada.
O que aconteceu
Morte foi confirmada pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade, da qual ele foi presidente entre 2001 e 2003. "Lamentamos, com profundo pesar, o falecimento de Sérgio Amado, que tanto fez pela publicidade brasileira", afirmou a associação.Grupo Ogilvy, presidido por ele por mais de 20 anos, e o Instituto Vencer o Câncer, do qual ele era presidente, também lamentaram a morte. "O legado que deixa seguirá inspirando a todos nós, em cada passo do nosso trabalho", disse o instituto.
Causa da morte do publicitário não foi divulgada pela família. Amado estava internado no Hospital Albert Einstein, segundo informações dadas por pessoas próximas a Amado à plataforma Meio & Mensagem.
Jornalista de formação, Amado nasceu em Salvador e se mudou para a capital paulista no começo dos anos 1990. Ele também era formado em ciências sociais e história.
Ele começou a carreira em publicidade no começo dos anos 1970 em Salvador. Vinte anos depois, se tornou vice-presidente da região Norte-Nordeste da Standard, Ogilvy&Mather.
Amado também foi fundador e presidente da D&E Publicidade e Promoções e da DS 2000, que presidiu até 1991, quando foi morar em São Paulo. Ao longo da carreira, ele presidiu a ABAP, foi chairman e presidente do Grupo Ogilvy Brasil e do Instituto Vencer o Câncer.
O publicitário deixa a esposa, quatro filhos e oito netos. O velório acontecerá no domingo (5), das 9h às 17h, no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.
Publicitários lamentam perda
Diversos publicitários do mercado nacional lamentaram a perda - entre eles, nomes como Nizan Guanaes e Marcello Serpa:Um talento raro: empreendedor, inquieto, inconformado, provocador e inovador. Sempre em busca do diferente, sempre querendo agregar. Falava manso, mas com firmeza nas convicções. Era gentil no trato, mas incisivo nas opiniões. Humilde, ao mesmo tempo em que sabia se posicionar e valorizava profundamente o nosso ofício. Perdemos um amigo e um grande comunicador.
Luiz Lara
Você foi o primeiro publicitário que eu conheci. Meu pai tinha um hospital e você cuidava da conta dele. Isso criou uma relação de amor entre nós. Veio para São Paulo e fez uma carreira brilhante, tornando-se um dos maiores líderes da indústria. Carismático, cheio de energia. Vai, meu Amado.
Nizan Guanaes
Sergio Amado se foi. Fomos colegas e concorrentes por muitos anos ? mas foi como pai de um dos meus irmãos que a vida me deu, que conheci o baiano gente fina, pleonasmo, por trás do mega publicitário CEO multinacional com quem nos disputávamos contas. Descanse em paz Sérgio.
Marcello Serpa
Direto. Objetivo. Respeitoso. Genial. Generoso. Presidiu agências. Holdings. A Abap. E o coração de gerações. Me ensinou muito do pouco que sei. E minha gratidão será eterna por você, amado Sérgio. Obrigada, amado mestre.
Marcia Esteves
Sérgio Amado por todos. Vida linda e inspiradora. Publicitário empreendedor. Um ícone para todos nós. Um gigante na vida pessoal e na profissional. Um legado enorme.
Marcio Santoro
Uol
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/10/04/morre-publicitario-sergio-amado.htm