6 de outubro de 2025
Imagem: Divulgação
Daryz, do Stud Aga Khan, conquista o GP de L' Arc de Triomphe em cima de Minnie Hauk

Daryz, do Stud Aga Khan, conquista o GP de L' Arc de Triomphe em cima de Minnie Hauk

Numa reta final emocionante, Daryz, defensor da centenária farda do Stud Aga Khan, sagrou-se campeão do Grand Prix Qatar L'Arc de Triomphe (G.1), disputado neste último domingo, dia 5, no hipódromo de Longchamp, em Paris.

Montado por Michael Barzalona e treinado por FH Graffard, Daryz derrotou a potranca favorita, Minnie Hauk, com o jóquei Christophe Soumellion, em cima do disco, em mais uma chegada eletrizante no meeting de final de semana em Longchamp.

A prova teve dotação 5 milhões de euros (R$ 31.250 milhões), sendo 2.857 milhões (cerca de R$ 18 milhões), ao primeiro colocado. Na demais posições do marcador chegaram Sosie, Giavelloto e Bizantine Dream.


Daryz, do Stud Aga Khan - Divulgação

Para Christophe Soumellion, restou lamentar a perda do páreo em seus metros derradeiros. Em um final de semana de grandes atuações, ele havia conquistado três provas clássicas: o Qatar Prix Marcel Boussac com Diamond Necklace; o Qatar Prix Jean Luc Lagardére, com Puerto Rico; e o tricampeonato do Qatar Arabian World Cup, com Al Ghadeer. Só não levou o L'Arc com Minnie Hauk, a craque inglesa filha de Frankel e Multilingual, por Densili.

O ganhador Daryz é um filho de Sea The Stars e Daryakana, por Selkirk. Seu pai, Sea The Stars, também foi um campeão do l'Arc de Triomphe, já que conquistou a edição de 2009 da tradicional prova.