O paulista Ênio Buffolo, cirurgião cardiovascular e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), morreu na manhã desta segunda-feira, dia 6, em SP.
Durante décadas atuando em cirurgia e nas salas de aula, Ênio Buffolo também exerceu diversas atividades ligadas ao turfe brasileiro. Na década de 1990, foi presidente da Associação Nacional de Proprietários de Cavalos de Corrida (ANPC). Na última gestão do empresário Benjamin Steinbruch à frente do Jockey Club (até 2024), Buffolo exerceu o cargo de vice-presidente.
Como criador e proprietário, foi titular do Haras Moema ao lado do irmão, Ernani, e posteriormente também do sobrinho, Fabrício. Entre os melhores corredores do haras estiveram Vomage - ganhador do GP São Paulo de 1993 -, e Doutor Sureño, que conquistou o GP São Paulo de 2023 e também o GP Latino-Americano (G.1), em San Isidro, no mesmo ano.
O velório acontecerá nesta terça-feira, dia 7, a partir das 10 horas, no cemitério Gethsêmani no Morumbi, na capital paulista. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 14 horas.